© 2018 Convívio Associação Cultural e Recreativa - Portugal

• Facebook - Círculo Branco

CORPO DOCENTE

Richard Okkerse - Guitarra

Natural da Holanda, licenciou-se em guitarra jazz e composição pela Conservatorium van Amsterdam.
Estudou com Jesse van Ruller, Martijn van Iterson, Maarten van der Grinten, Ed Verhoeff, Martien Oster e Leonardo Amuedo. Realizou masterclasses com Peter Bernstein, Biréli Lagrène, Kurt Rosenwinkel, Ben Monder, Helmut Kagerer, Larry Coryell, Adam Rogers, Steve Cardenas, Tuck & Patti, Russell Malone, John Scofield, Philip Catherine, Scott Henderson, entre outros.
Integrou a Nationale Nederlanden Big Band entre outras ensembles formados no Conservatorium van Amsterdam.
Enquanto músico, actuou nos mais importantes locais de performance em Portugal, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, França, Reino Unido, Dinamarca, Suíça, Itália e República Checa como líder e como sideman em vários projectos.
Em Junho de 2011, lança um disco - That Old Feeling -, acompanhado por Hugo Gama, Pedro Silva, Filipe Monteiro, Pedro Costa e Ricardo Formosa, editado pela editora Numérica
Actualmente toca com Paulo Barros (piano), Filipe Teixeira (baixo) e Filipe Monteiro (bateria)
Leccionou guitarra jazz, teoria e ensemble em várias escolas como Jazz ao Norte, AMA Funchal, Escola de Jazz do Porto, Jahas, Musiclub, Conservatório de Famalicão, Escola de Jazz do Convívio e é sócio fundador de Escola de Jazz de Braga.

Filipe Teixeira - Contrabaixo

Nasceu no Porto em 1974.

Começou a sua actividade musical com 17 anos tocando rock numa banda de amigos. Cerca de um ano mais tarde inscreveu-se na Escola de Jazz do Porto onde teve aulas com Alberto Jorge. Prosseguiu, desde então os seus estudos musicais ( Escola Profissional de Música de Espinho e Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo ) e paralelamente continuou com actuações variadas tocando rock, jazz e clássico.

Em 2004 concluiu o seu percurso académico com uma bolsa Erasmus no Pais De Gales onde frequentou o Royal Welsh College.

Deste então tem dividido a sua actividade entre o ensino, actuações e gravações em projectos como Espécie de Trio, Low Budjet Research Kitchen, Nu Jazz Big Band, Diogo Vida Quarteto, Richard Okkerse Progressive Ensemble, Baba Mongol , Filipe Teixeira Trio entre outros.

Paulo Barros - Piano

Nasceu em Kingston-Upon –Thames, Inglaterra em 1968. Começou a estudar piano clássico com 7 anos de idade. Em 1998 concluiu o Bacharelato de piano da ESMAE com a prof. Madalena Soveral.
Paralelamente à música clássica, interessa-se pelo jazz. Em 1998 ingressa no Conservatório de Música de Amestardão, onde em 2002 conclui a licenciatura em piano jazz. Aí frequentou workshops com Danilo Perez, Ralph Irizary, Deborah Brown, Kenny Werner, Gerry Dial e Edie Martinez, tendo tido aulas com estes três últimos.
Tocou, entre outros, com Carles Benavente, Jorge Pardo, Ricardo Fabini, Carlos Carli, Pedro Moreira, José Luis Rêgo, Paula Oliveira, Tó Torres, Kiko, Rui Teixeira, Jorge Reis, Paulo Pinto etc.
Gravou o CD «Slow Emotion» com a cantora Dinamarquesa Mai Seidelin Norby onde teve a participação especial do contrabaixista Jesper Bodilson.
Actualmente faz parte do Quinteto de Adriana Miki com o qual gravou os CDs-“Sashimiki” e ”Mulata de Arroz”, do Quarteto de Carlos Mendes com o qual gravou o CD -“Estórias”, do Quinteto de Manuel Linhares com o qual gravou CD “Traces of Cities, e do quarteto de Richard Okkerse.
Está neste momento a preparar a gravação de um CD com o seu trio.

Filipe Monteiro - Bateria

Nascido, na cidade do Porto, a 25 de Dezembro de 1986, iniciou a sua formação musical aos seis anos de idade, sob orientação familiar (Augusto Monteiro - saxofone; Joaquim Monteiro - órgão; António Monteiro - bateria). Posteriormente, prosseguiu os estudos na Escola de Jazz do Porto, onde concluiu o curso de Bateria e Formação Musical ministrados pelos professores Koen Van Esch e Vera Lúcia. Completou o curso de Percussão, na Escola Profissional de Música de Espinho – EPME, leccionado pelos conceituados professores Joaquim Alves, Rui Sul Gomes, Nuno Aroso e Pedro Oliveira. Concluiu a licenciatura em Bateria (Jazz) na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, ESMAE, sob a orientação do conceituado professor Michael Lauren.
Integrou a Orquestra Profissional de Música de Espinho, Orquestra Clássica de Espinho (OCE), Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia de Vermoim, Banda Marcial da Foz do Douro, Banda Musical Leverense e a Banda Musical de S. Cipriano “A Nova”. Concluiu o curso de regência/direção musical, organizado pelo INATEL e pela Banda Musical Leverense, tendo como monitores Francisco Ferreira e José Pedro Figueiredo.

Teve o privilégio de trabalhar com o maestro Jan Cober, um dos maestros mais apreciados a nível mundial. Tocou, nas orquestras e bandas acima referidas, sob a regência dos maestros Cesário Costa, Douglas Bostock, Jan Cober, José Pulgar, Imants Resnis, Francisco Ferreira, Luís Carvalho, Avelino Ramos, Hélder Magalhães, Paulo Perfeito, Paulo Teixeira, José Eduardo Gomes, Fernando Marinho, entre outros.
Teve a oportunidade de acompanhar o contrabaixista António Augusto Aguiar, o tubista Sérgio Carolino, a cantora Adelaide Ferreira, o saxofonista Mário Marques, os trompetistas Jorge Almeida, Pierre Dutot e Gilberto Cardoso, a cantora Maria João e o pianista Mário Laginha, o pianista Filipe Melo, o guitarrista Miguel Martins, a soprano Eduarda Melo, o barítono António Salgado, o pianista Fausto Neves, a violinista Nádia Rigolet Neves, a violoncelista Gisela Neves, o tenor chinês Warren Mok, o saxofonista Jean-Yves Fourmeau, entre muitos outros.